Guapimirim - RJ
De modo geral, a unidade deve conter refeitório, enfermaria, sala de atendimento individual, acomodação com ar condicionado e TV, uma grande horta, ambiente para lazer, sala de administração e coordenação, ambientes para realizar terapias comportamentais individuais ou em grupos e espaço para atividades físicas. A equipe multiprofissional deve ser composta por médicos psiquiatras, nutricionistas, supervisores, enfermeiros e psicólogos.
A unidade deve conter opções no momento da reabilitação, sendo de forma voluntária, involuntária e compulsória. E o tratamento para dependentes químicos deve ser orientado por avaliações médicas periodicamente, processo de desintoxicação e a ressocialização do adicto na sociedade. O objetivo da instituição é ajudar o paciente em todas as fases 24 horas por dia, de forma segura e responsável.
O Grupo Aliança pela Vida preza por uma boa qualidade de vida e bem-estar entre pessoas que sofram com graves sinais de dependência química. O objetivo é ajudar familiares e usuários de drogas a encontrarem uma solução para o problema mesmo que não tenha cura. A clínica de recuperação orientada pelo Grupo Aliança pela Vida possui atendimento tanto na dependência alcoólica quanto na dependência química.
Se você não tinha conhecimento, compreenda que a dependência é uma doença crônica, progressiva e sem cura de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A equipe profissional deve ser altamente capacitada e experiente para atender o adicto. A instituição encoraja, orienta e auxilia o paciente a controlar sua compulsão da melhor forma possível. Tanto o excesso quanto a falta podem ser cruciais para o indivíduo, inicialmente a equipe profissional encontra um meio termo no tratamento para gradativamente, o usuário de drogas conseguir controlar a sua compulsão e deixar o vício.
Internação voluntária: Autorizada pelo próprio usuário de drogas.
Internação involuntária: Não autorizada pelo usuário de drogas e sim por ordem de familiares ou responsáveis.
Internação compulsória: Autorizada por um juiz responsável da vara familiar por meio de um laudo médico.
Converse com um de nossos consultores e encontre a definição que melhor se encaixe para você ou para algum familiar usuário de drogas.
Tudo iniciasse por meio de uma avaliação médica orientada por um psiquiatra especialista no assunto. Essa avaliação ajuda a definir o grau de dependência, problemas psíquicos desenvolvidos em decorrer ao uso, medicações necessárias e o período da internação. Além do mais, a avaliação médica deve ser recorrente como forma de avaliar a evolução do usuário de drogas e beneficiar a qualidade de vida do paciente.
A segunda fase é o processo de desintoxicação das drogas no corpo, sendo inicialmente orientada por medicações temporárias, logo em seguida a prática de atividades físicas, reeducação alimentar e dentre outras atividades desempenhadas pela instituição. Esse processo é o mais difícil para o paciente, e é comum que o indivíduo queira desistir. Entretanto, a família tem um papel fundamental no processo de reabilitação.
Oriente o paciente, mostre apoio, compreensão e realize sempre que necessário visitas. A família tem um papel fundamental na reabilitação do adicto na sociedade. E a última fase é a ressocialização do adicto na sociedade orientada por um psicólogo, essa fase é responsável por realizar terapias comportamentais individuais ou em grupos, palestras, os 12 passos para evitar recaídas, programa de prevenção a recaída, além das dinâmicas em grupos.
Tratando a dependência química e alcoólica: Quanto tempo dura a internação?
É importante levar em consideração que para cada paciente há um tratamento específico, a opinião do médico psiquiatra é fundamental para definir a duração. De modo geral, a internação voluntária e involuntária podem durar de 3, 6, 9 meses e até um ano. O grau de dependência, constância, período, dosagem, e os problemas psíquicos desenvolvidos em decorrer ao uso determinam o período da internação.
Em contrapartida, a internação compulsória tem um prazo de apenas 3 meses para realizar a internação, independente dos problemas psíquicos desenvolvidos em decorrer ao uso. Há uma fila significativa no Sistema Único de Saúde (SUS) altamente concorrida para a internação compulsória, e por tais motivos a internação dura apenas 3 meses. Ainda tem dúvidas sobre qual internação recorrer? Entre em contato com o Grupo Aliança pela Vida.
Afinal, quem é o Grupo Aliança pela Vida? Grupo Aliança pela Vida é uma instituição que tem parcerias com clínicas de todo o Brasil. É importante descrevermos que a instituição não é uma clínica de recuperação e sim uma instituição que tem parcerias com clínicas de todo o Brasil. Como foi descrito acima, a instituição tem como objetivo ajudar usuários de drogas e familiares no tratamento contra a dependência química e alcoólica.
Deseja saber outras instituições em Catalão? Entre em contato com o Grupo Aliança pela Vida e tire todas as suas dúvidas. No tratamento contra a dependência química e alcoólica, uma clínica de reabilitação é a solução. Ajude quem precisa no tratamento contra a dependência química e alcoólica, é possível viver em sociedade sem a compulsão em drogas, mas para que isso aconteça, dê o primeiro passo
O Grupo Aliança pela Vida é uma empresa organizacional que tem objetivo de ajudar o dependente químico a ter um tratamento especializado contra o alcoolismo e as drogas, possuímos uma grande parceria entre as clínicas para que a família e o paciente tenham um tratamento adequado com muita eficiência a longo do período.