Em uma sociedade moderna, a prática de fazer o uso do álcool se transformou em uma atitude comum e por muitas vezes banalizada. Classificada como uma droga lícita, sua venda é autorizada e não causa preocupação a sociedade. Mas será que de fato não devemos nos preocupar pelo consumo em massa? A normalização pelo produto faz com que famílias aceitem e normalizem a prática, aumentando delicadamente o número de pessoas alcoólatras. A bebida alcoólica faz com que uma pessoa sinta euforia, prazer e excitação. Mas e depois? A ressaca é um dos efeitos colaterais, além das consequências a longo prazo.
O excesso afeta o Sistema Nervoso Central (SNC), alterando a capacidade do usuário de pensar logicamente, prejudicando a concentração, a memória e atenção. Para cada substância alcoólica, há um efeito adverso. Independente de qual seja o álcool, pessoas que fazem o uso de bebida alcoólica se sentem mais energizados, sexy, confiantes e relaxados. O efeito momentâneo faz com que o individuo queira aumentar cada vez mais as dosagens, perdendo o controle do consumo. E então, o que fazer? O hábito faz com que o tratamento para o alcoolismo seja mais delicado. Todavia, necessário.
A cultura em que somos ingeridos, estimula desde a infância o consumo. E os pais que fazem o uso, infelizmente tem forte influência sobre os filhos. Você já parou para pensar sobre isso? A dependência alcoólica é um problema sério e que não é levado em consideração pela sociedade. Tenha conhecimento das causas e consequências do problema, e saiba o momento certo para buscar o tratamento para o alcoolismo. Ajude quem precisa!
Podemos descrever que há três classificações entre pessoas que fazem o uso do álcool, sendo as que não tem problemas em decorrer ao consumo; as que usam abusivamente e tem efeitos colaterais após consumir; e os viciados em álcool. Mas por que uma pessoa aceita fazer o uso mesmo sabendo das consequências em torno da substância? Não há um fator em específico que determine o motivo, mas no artigo de hoje iremos apontar 7 fatores que podem induzir uma pessoa a fazer o uso do álcool.
Fácil acesso: A bebida alcoólica é a droga lícita mais consumida mundialmente, sua venda é autorizada livremente. O fácil acesso faz com que uma pessoa não enxergue a bebida como um problema ou um produto altamente viciante.
Histórico familiar: A família é o primeiro grupo social em que somos ingeridos na sociedade, e como foi descrito acima, a família tem forte influência para que uma pessoa faça o uso de substâncias químicas.
Incentivo de amigos: Amizades tem grande influência e poder persuasivo para induzir um amigo. Sendo insistente ou não, a amizade pode induzir fortemente uma pessoa a fazer o uso não apenas do álcool, como também de outras drogas potentes.
Adolescência: Uma fase difícil e de descobertas, o adolescente busca novas formas de viver e consequentemente quer descobrir como a droga age no organismo.
Depressão e ansiedade: O álcool causa um relaxamento, sonolência, tranquilidade e lentidão as dores internas em que uma pessoa sente, faz com que o individuo use da droga para aliviar a pressão.
Problemas de vida: Insatisfação na vida familiar, conjugal, profissional e social induz ao álcool.
Autoconfiança: A coragem de realizar atitudes que estando sóbrio não faria.
Antes de descrevermos alguns sintomas, é importante que a pessoa alcoólatra tenha um acompanhamento médico para iniciar o tratamento para o alcoolismo. Quer saber os sinais? Acompanhe a leitura.
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, 300 mil pessoas morreram no Brasil em decorrer ao alcoolismo, o que equivale a 14,4% após o isolamento social em decorrer a Covid-19. Em meio ao caos, as pessoas se sentem desesperadas pela situação em que o mundo vive, e para amenizar a situação busca de substâncias químicas. Mundialmente a dependência alcoólica provoca a morte de 3 milhões de pessoas, que são números elevadíssimos por conta de um consumo. A inconsequência de fazer o uso do produto, traz prejuízos irreversíveis a uma pessoa, provocando até um coma alcoólico.
O que fazer e como ajudar uma pessoa alcoólatra? A única forma é realizando um tratamento para o alcoolismo. Dependência quando se torna um problema crônico, não tem possibilidades de cura. Mas só porque não tenha cura não significa que não haja tratamento, pelo contrário. O tratamento para o alcoolismo é um método seguro e saudável para realizar a internação, a família também pode optar pela internação involuntária e o paciente passará de aproximadamente 180 dias há 1 ano no local, acompanhado por médicos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e supervisores, aprendendo a controlar seus impulsos.
É comum que uma pessoa viciada em álcool sinta abstinência, e para quem não sabe a abstinência não controlada pode provocar a morte de uma pessoa. Mas por que isso pode acontecer? O corpo está totalmente viciado em substâncias químicas, e a falta pode lhe trazer efeitos. Além do mais, o excesso também pode provocar a overdose e levar uma pessoa a morte. Evite o uso de qualquer substância química, em algum momento de sua vida o consumo pode se tornar um problema grave. Acompanhe abaixo alguns sintomas da abstinência:
Consegue perceber a importância do tratamento para o alcoolismo? Evite qualquer uso de substância lícita e ilícita. Para que você saiba a divisões entre ambas, as drogas lícitas são o álcool, tabaco e medicações sem prescrição médica. As drogas ilícitas são a maconha, cocaína, crack, LSD, cogumelos alucinógenos, esctasy, krokodil, merla, anfetaminas, metanfetaminas, opiodes, poppers, morfina, nicotina, heroína, inalantes, lança-perfume, tranquilizantes, ansiolíticos e dentre outras milhares de substâncias químicas capazes de provocar a dependência em uma pessoa rapidamente.
Com o tratamento para o alcoolismo, uma pessoa percebe que o uso é apenas uma fuga da realidade e que há outras formas de trazer euforia para sua vida, alegria, confiança e tranquilidade. A bebida alcoólica é a forma mais rápida para alcançar o que um dia sempre desejou, mas não será a solução para o problema. Além do mais, o excesso provoca a ressaca que é a desidratação do corpo, fadiga, mal-estar, perda de apetite, náusea, vômito, dor de cabeça, sonolência e dentre outros.
Você pode evitar o uso, além de não provocar a dependência para a sua vida. Quer ajudar alguém que esteja passando pelo problema? Busque um tratamento para o alcoolismo. A Clínica Aliança é uma instituição que ajuda famílias diariamente a procurarem um lugar especializado em clínica de recuperação e tratamento para dependentes químicos específico para o problema do dependente. O tratamento para o alcoolismo com a ajuda da Clínica Aliança é a opção mais assertiva em que alguém possa fazer. Não deixe que problemas graves venham acontecer com o alcoólatra, trate o alcoolismo.
O Grupo Aliança pela Vida é uma empresa organizacional que tem objetivo de ajudar o dependente químico a ter um tratamento especializado contra o alcoolismo e as drogas, possuímos uma grande parceria entre as clínicas para que a família e o paciente tenham um tratamento adequado com muita eficiência a longo do período.